Em prosa e verso: Valéria Barcellos- Trans radioativa

“Trans radioativa – você me conhece porque tem medo ou tem medo porque me conhece?” É o primeiro livro da multiartista gaúcha Valéria Houston. Além de cantar muito, ser uma tremenda atriz, Valéria revela toda a sua intimidade com as letras, nada surpreendente para quem queria ser professora e depois jornalista, mas a vida tem seus meandros e a arte acabou levando Valéria pra todos esses lugares. Atualmente a artista e também militante faz entrevistas, está em outdoors pela cidade de Porto Alegre e vê, felizmente seu talento reconhecido e respeitado.

A ideia do livro foi se configurando a partir do dia em que Valéria começou seu tratamento de quimioterapia e resolveu fazer um diário sobre seus sentimentos durante o processo e também suas observações com relação a outras mulheres que enfrentavam a mesma situação. Mas “Trans radioativa” está longe de ser um relato melancólico sobre um momento difícil na vida de alguém. É um verdadeiro grito de liberdade de ser quem se é e um chamado para que todes se libertem.

Teve momentos durante a leitura que eu escutava a gargalhada deliciosa de Valéria bem pertinho de mim, mas teve momentos também de perceber seu olhar sério, me encarando e me questionando algumas atitudes, mesmo as inconscientes que eu possa ter tido no passado. Aprendi muito com esse livro. Ele mexe com você, te sacode e tenho certeza que esse foi o objetivo. Gritar pra sociedade cisgênera que sim, pessoas trans existem e merecem estar em todos os lugares e serem respeitadas.

Recomendo demais a leitura. É um livro necessário e urgente. Que mais livros venham, apesar de que no momento Valéria se dedica ao projeto de seu primeiro CD e com produção de ninguém menos que Filipe Catto. Porém Valéria Barcellos é multi e não me surpreenderá se ela lançar o disco, um novo livro, uma peça de teatro e um programa na TV. Ela é isso tudo e pode sim tudo isso. Viva Valéria!

Valéria Barcellos – Trans radioativa – Você me conhece porque tem medo ou tem medo porque me conhece?

Arole Cultural, 2020- 192 págs. ISBN 978-65-86174-07-6

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s