
Que Minas Gerais tem músicos muito especiais não é segredo pra ninguém. Ainda tem muitas preciosidades naquelas montanhas que o Brasil não descobriu e os motivos são os de sempre: só tocar alguns artistas nas rádios, o tamanho continental do Brasil que impede as viagens frequentes dos artistas e, sobretudo, a insistência das grandes mídias em tocar apenas determinado estilo popular que impede que grandes e talentosos artistas sejam conhecidos pelo grande público. Nossa salvação é a internet que permite o acesso às pedras preciosas como a que vamos focalizar hoje.
Renato Motha deve ser muito mais conhecido no Japão, na Alemanha e nos Estados Unidos do que em seu próprio país. Com uma discografia que inclui 16 álbuns, sendo três duplos e dois DVDs, é uma das vozes mais lindas que já ouvi e um compositor que prima pelo que é belo, poético. Em 1982 ele foi escolhido como “Artista do Ano” pelo projeto “Fim de Tarde” do jornal Estado de Minas, mas só 10 anos depois lançou seu primeiro disco : esse que está aqui postado e se chama “Brasileiro”. Renato teve uma exposição maior na época que Maria Rita lançou seu primeiro disco e incluiu uma canção do mineiro em seu disco de estreia: Menina da lua.
Logo sua vida pessoal e artística se cruzaria com outra voz perfeita: a de Patricia Lobato, resultando em uma parceria que rendeu trabalhos lindos em dupla como os dois cds que fazem referência à obra de Fernando Pessoa e o que homenageia Guimarães Rosa. Um belo casamento artístico e na vida real.
O trabalho mais recente do casal foi lançado ano passado e se chama “Orquestra de Mantras”, tendo sido gravado em Inhotim. É uma pena que algo tão lindo nã esteja tocando nas rádios nem frequentando os canais de TV. Resta a nós, os garimpeiros de preciosidades, fazer o trabalho de formiguinha e divulgar o melhor que temos na nossa Arte, em especial a música. E viva a existência de talentos como Renato Motha e Patrícia Lobato. A música de Minas não nos decepciona jamais. Já a política…rs rs
RENATO MOTHA – BRASILEIRO – Movie Play BS 255 – 1992
- Caixa de sonhos (Renato Motha/Vanderlei Timóteo)
- Só pra te ver feliz (Yuri Popoff/Renato Motha) -Part. Toninho Horta
- Peregrino (Renato Motha/Enio Nonato)
- Coisas de Minas (Renato Motha)
- Simplez querer (Renato Motha)
- Aorendiz (Renato Motha)
- Montanhas (Renato Motha) – Instrumental – Part. Marcus Viana
- Além do sol (Palco) – (Renato Motha)
- Menina da lua (Renato Motha)
- Brasil brasileiro (Renato Motha)
- Dança de dois (Renato Motha/Vanderlei Timóteo)
- Vício da paixão (Renato Motha)
- Rio manso (Rebato Motha)
- Ondas do vento (Renato Motha)
- Âmago (Renato Motha)
- Esse amor (A Capella) (Renato Motha)
- Navio de partida (Anselmo de Carvalho/Renato Motha)
A produção do disco, assim como os arranjos são de Renato Motha e André Dequech e os músicos que participaram foram Renato Motha (violão/guitarra/crótalos); André Dequech (piano/ cordas/flautas/baixo); Mauro Rodrigues (flauta); Ezequiel Lima(baixo); Esdra Ferreira (bateria); Toninho Horta (violão); Lincoln Cheib (ganzá/bateria/percussão); Ivan Corrêa (baixo); Nivaldo Ornelas (sax); Iury Popoff (baixo); MárcioBatista(vaso/xequerê/pandeiro/claves/bongô/tamborim/sinos); José Geraldo Fernandes (trumpete/flugehorn); Marcus Viana (violino); Anselmo de Carvalho (violão); Kiko Mitre (baixo); Ronaldo Pelicano (piano/cordas/flautas); Chico Amaral (sax); Luís Alves (baixo) e no coro: Babaya, Beto Roizembruch, Ladston do Nascimento, Paulo Loureiro, Titi Wakter e Vanessa Falabella.
Sigam os artistas nas redes @renatomothaepatricialobato, se inscrevam no canal do You Tube!