Caixinha de som: Renato Motha (e Patrícia Lobato)

Que Minas Gerais tem músicos muito especiais não é segredo pra ninguém. Ainda tem muitas preciosidades naquelas montanhas que o Brasil não descobriu e os motivos são os de sempre: só tocar alguns artistas nas rádios, o tamanho continental do Brasil que impede as viagens frequentes dos artistas e, sobretudo, a insistência das grandes mídias em tocar apenas determinado estilo popular que impede que grandes e talentosos artistas sejam conhecidos pelo grande público. Nossa salvação é a internet que permite o acesso às pedras preciosas como a que vamos focalizar hoje.

Renato Motha deve ser muito mais conhecido no Japão, na Alemanha e nos Estados Unidos do que em seu próprio país. Com uma discografia que inclui 16 álbuns, sendo três duplos e dois DVDs, é uma das vozes mais lindas que já ouvi e um compositor que prima pelo que é belo, poético. Em 1982 ele foi escolhido como “Artista do Ano” pelo projeto “Fim de Tarde” do jornal Estado de Minas, mas só 10 anos depois lançou seu primeiro disco : esse que está aqui postado e se chama “Brasileiro”. Renato teve uma exposição maior na época que Maria Rita lançou seu primeiro disco e incluiu uma canção do mineiro em seu disco de estreia: Menina da lua.

Logo sua vida pessoal e artística se cruzaria com outra voz perfeita: a de Patricia Lobato, resultando em uma parceria que rendeu trabalhos lindos em dupla como os dois cds que fazem referência à obra de Fernando Pessoa e o que homenageia Guimarães Rosa. Um belo casamento artístico e na vida real.

O trabalho mais recente do casal foi lançado ano passado e se chama “Orquestra de Mantras”, tendo sido gravado em Inhotim. É uma pena que algo tão lindo nã esteja tocando nas rádios nem frequentando os canais de TV. Resta a nós, os garimpeiros de preciosidades, fazer o trabalho de formiguinha e divulgar o melhor que temos na nossa Arte, em especial a música. E viva a existência de talentos como Renato Motha e Patrícia Lobato. A música de Minas não nos decepciona jamais. Já a política…rs rs

RENATO MOTHA – BRASILEIRO – Movie Play BS 255 – 1992

  1. Caixa de sonhos (Renato Motha/Vanderlei Timóteo)
  2. Só pra te ver feliz (Yuri Popoff/Renato Motha) -Part. Toninho Horta
  3. Peregrino (Renato Motha/Enio Nonato)
  4. Coisas de Minas (Renato Motha)
  5. Simplez querer (Renato Motha)
  6. Aorendiz (Renato Motha)
  7. Montanhas (Renato Motha) – Instrumental – Part. Marcus Viana
  8. Além do sol (Palco) – (Renato Motha)
  9. Menina da lua (Renato Motha)
  10. Brasil brasileiro (Renato Motha)
  11. Dança de dois (Renato Motha/Vanderlei Timóteo)
  12. Vício da paixão (Renato Motha)
  13. Rio manso (Rebato Motha)
  14. Ondas do vento (Renato Motha)
  15. Âmago (Renato Motha)
  16. Esse amor (A Capella) (Renato Motha)
  17. Navio de partida (Anselmo de Carvalho/Renato Motha)

A produção do disco, assim como os arranjos são de Renato Motha e André Dequech e os músicos que participaram foram Renato Motha (violão/guitarra/crótalos); André Dequech (piano/ cordas/flautas/baixo); Mauro Rodrigues (flauta); Ezequiel Lima(baixo); Esdra Ferreira (bateria); Toninho Horta (violão); Lincoln Cheib (ganzá/bateria/percussão); Ivan Corrêa (baixo); Nivaldo Ornelas (sax); Iury Popoff (baixo); MárcioBatista(vaso/xequerê/pandeiro/claves/bongô/tamborim/sinos); José Geraldo Fernandes (trumpete/flugehorn); Marcus Viana (violino); Anselmo de Carvalho (violão); Kiko Mitre (baixo); Ronaldo Pelicano (piano/cordas/flautas); Chico Amaral (sax); Luís Alves (baixo) e no coro: Babaya, Beto Roizembruch, Ladston do Nascimento, Paulo Loureiro, Titi Wakter e Vanessa Falabella.

Sigam os artistas nas redes @renatomothaepatricialobato, se inscrevam no canal do You Tube!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s