Você merece, você merece! Tudo vai bem, tudo legal

IMG_3856
Foto de Klaudia Alvarez

As Olimpíadas chegaram ao Rio de Janeiro. Também chegou minha vez de assistir ao meu primeiro show do Filipe, depois de meses seguindo-o por vídeos. Torcendo de longe. E as musas me brindaram com o show resultante da apresentação de Catto e Simone Mazzer no 27º Prêmio da Música Brasileira onde Gonzaguinha foi o artista homenageado.

IMG_3876
Foto de Klaudia Alvarez

Das Olimpíadas acompanhei pouco, mas coincidiu de estarmos todos juntos ao lado da pira olímpica, já que o show era no CCBB RJ nos dias 13 e 14 de agosto, também na Candelária. Do lado de fora, o discurso de ordem, o exército nas ruas, zelando a qualquer custo pela integridade física dos atletas e dos cidadãos. Do lado de dentro do CCBB, subvertendo a ordem dos corpos e das vozes, Filipe e Mazzer fizeram sua revolução no palco. Fazer o corpo pacificado da plateia dançar na cadeira é para poucos. E, claro, não se entrega Gonzaguinha a esses dois impunemente. Uma coisa é gritar palavras de ordem, automatizá-las, como a ordem de não pisar a grama e lá estamos nós pisando, completamente cegos. Outra é fazer um jogo de leitura inteligente alterando a ordem das palavras e isso é o que faz do artista, um artista (de verdade) e pra sempre.

IMG_3906
Foto de Klaudia Alvarez

Assim, Mazzer e Filipe, dois bruxos, foram jogando sutilezas, preparando poções mágicas, até Comportamento Geral (1972) samba composto pelo homenageado chegar. E lá foram eles alterando o “comportamento geral”, de “você merece” para “primeiramente (pausa) ninguém merece”. Sim, a intertextualidade estava posta. A leitura jogada e a ordem do dia, lindamente, subvertida. Saí de lá, sentindo-me viva, sem temer o silencioso exército na rua nem a força nacional. Isso é o que importa.

Texto de Carmélia Aragão

SET LIST COMPLETO DO SHOW:

1-Sangrando (Gonzaguinha)
2- Rima rica frase feita (Nei Lisboa)
3 -Estrela Blue (Mauricio Arruda Mendonça)
4- Avarandar (Elton Mello) – inédita
5- Um nota um (Bruno Capinan) – inédita
6 -Sorriso nos lábios / Pois é seu Zé (Gonzaguinha)
7- Maluca (Luis Capucho)
8- Miss Suéter (João Bosco / Aldir Blanc)
9- De cara a la pared (lhasa de Sela)
10- Explode coração (Gonzaguinha)
11- Lugar para dois (Letícia Novaes / Lucas Vasconcellos / Arthur Braganti)
12- About a Girl (Kurt Cobain)
13- Parece que bebe (Itamar Assumpção)
14- Pôquer no escuro (Nei Lisboa)
15- Crazy (Gnars Barkley)
16- Dias e noites (Filipe Catto)
17 -Saga (Filipe Catto) / Tango do mal (Luciano Salvador Bahia)
18- Comportamento geral (Gonzaguinha)
19- Começaria tudo outra vez (Gonzaguinha)
Bis:
20- Sangrando (Gonzaguinha)

Fotos de Klaudia Alvarez

3 thoughts on “Você merece, você merece! Tudo vai bem, tudo legal

  1. Excelente texto Carmelia! Deu conta da emoção do espetáculo, do valor da arte e da resistência necessária à ordem ilegítima. Amei!
    Tal como você, não posso parar de aplaudir Catto na totalidade e apreciar a sintonia do encontro entre ele é Mazzer! Duas forças vocais e encantadoras!
    Parabéns!

    Liked by 1 person

    1. Oi, Betânia, para mim é uma hora você ter gostado!Sim, acho que Filipe foi tão sutil e inteligente quanto se tivesse levantado uma placa. Achei de uma perspicácia incrível.

      Like

  2. Belo texto Carmélia, aliás vc escreve muito bem, e o segundo texto seu que amo pela clareza e objetividade parabéns, graças a vc entendi que adolesci ao conhecer Filipe Catto, assisti a dois shows dele , virei fã ,ouço todos os dias, comprei os cds, não me canso e tenho visto vários vídeos dele e da Simone Mazzer os dois juntos esse show de interpretação, inteligência, nos brindaram com esse encontro e haja bruxaria da boa.

    Like

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s