Em Prosa e Verso: Ney Matogrosso, a Biografia

Sem dúvida alguma, Ney Matogrosso é um dos maiores artistas que nosso país tem e se você quer conhecer, a fundo, a história pessoal e profissional dele, não pode perder esse livro. Julio Maria fez muito mais que uma biografia como estamos habituados a ver. O livro é um verdadeiro romance, escrito de forma bem literária, só que com personagens reais e que quem vivenciou a história do país reconhece demais. Mesmo sendo um livro de quase 500 páginas, você lê rapidamente, porque é daqueles que não dá vontade de largar para saber o que vai acontecer em seguida.

Muito mais do que narrar a vida de Ney, o excelente Julio Maria faz uma grande crônica de toda uma época da nossa história. Para quem acha que já que conhece toda a trajetória do artista Ney, posso afirmar que o livro traz surpresas e muitos fatos até então inéditos para o grande público. Quando você chega ao final da biografia você realmente entende e vê total coerência entre o que você leu e o artista que você observa, tanto em atividade quanto a pessoa física Ney de Souza Pereira.

O livro é para ser lido não apenas por fãs de Ney Matogrosso, mas por qualquer pessoa que se interesse pela história recente do Brasil e pelas consequências dela em nossa sociedade. Torço muito para que Julio Maria se engaje em outros projetos e faça outras biografias porque realmente ele sabe pisar muito bem nesse terreno e apresentar um trabalho impecável e daquele jeito que caracteriza um grande autor: prender o leitor da primeira à última página e fazer com que se lamente ter que fechar o livro.

Ney Matogroos, a Biografia – Julio Maria – Companhia das Letras, 1a edição 2021, 483 págs , ISBN 978-65-5921-092-3

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s