Memória: Aretha Franklin

Hoje faz três anos que uma das vozes mais importantes da soul music nos deixou. Aos 76 anos e vítima de câncer no pâncreas, partia Aretha Franklin, a primeira mulher a entrar para a Rock Hall of Fame dos EUA. Vencedora de vários Grammys e vendedora de 75 milhões de discos, a menina nascida no Tennessee e criada em Detroit teve uma carreira musical vitoriosa e de muito sucesso.

A vida pessoal da cantora sempre foi muito protegida por ela, então pouco se sabe sobre seus dramas, mas que eles existiram não há dúvida. Filha de um reverendo e de uma cantora de soul music, que abandonou a família quando Aretha tinha apenas seis anos de idade, com 12 ela já era mãe… Quando casou e já com sua carreira em andamento, o marido era controlador e queria dominá-la, assim como o pai fez a vida toda. Mesmo com toda adversidade Aretha conseguiu se tornar uma das vozes que mais clamou pela liberdade, pelos direitos civis e contra a misogenia. Cantou na posse de três presidentes do partido democrata, sendo o último Barack Obama, um admirador confesso da cantora.

“Respect” foi uma das canções mais marcantes de sua carreira e é nítida a emoção da artista cada vez que a cantava, mostrando que acima de tudo era algo que ela buscava em sua vida e que foi atingido através de sua trajetória artística.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s