
Eu considero “A era dos festivais – Uma parábola” do jornalista e crítico musical Zuza Homem de Mello – que infelizmente nos deixou há pouco tempo – uma leitura indispensável para quem gosta da música brasileira.
Em uma linguagem deliciosa, Zuza não só conta tudo sobre os principais festivais de música que aconteceram no país, a partir do comecinho dos anos 60, como traz relatos pessoais de bastidores, já que ele estava diretamente envolvido por ser funcionário de uma das redes de TV que promovia os eventos. Além da música, a história recente do país também é visitada, através de um painel muito bem construído pelo autor, nos dando uma visão bem ampla sobre o que foram e significaram aqueles anos e a influência daqueles acontecimentos em nossa música.
O livro traz fotos raras e no final as fichas técnicas dos festivais mais importantes desde 1960 até o ano 2000, com a relação de todas as canções, seus autores e classificações. Uma preciosidade e de uma relevância imensa para os pesquisadores da MPB. Uma obra essencial.
A ERA DOS FESTIVAIS – UMA PARÁBOLA – ZUZA HOMEM DE MELLO
Editora 34 – 2003
523 págs – ISBN 85-7326-272-9