Seres e saberes de Gaia: Cristais

Os cristais no dia-a-dia

Já parou pra pensar por qual motivo os cristais nos fascinam tanto desde os tempos antigos? Um cristal é um sólido que tem um arranjo molecular harmônico e organizado que se dispõe de acordo com o eixo cristalográfico. Este, por sua vez, cria uma matriz, que é o que proporciona um padrão harmônico, um campo vibratório que, devido aos cristais serem estáticos, é elevadíssimo. Isso é um dos motivos que nos atrai de forma ancestral a estes seres cristalinos tão perfeitos! Além disso, eles trazem em si a essência da natureza, criadora de toda a vida nesta Terra.

Eixos Cristalográficos – Fonte da imagem: enciclopédia Barsa

Este eixo cristalográfico varia de cristal pra cristal de acordo com sua atuação e composição química (mudando, também, sua indicação terapêutica). Em comum, todos eles possuem um eletromagnetismo capaz de alterar a energia de lugares ou de pessoas próximas a eles.

O uso dos cristais como amuletos sempre esteve presente na história. Temos lindas peças feitas por alquimistas medievais para a realeza e para o iniciados, índios e xamãs utilizando seus amuletos sagrados para os proteger e os ajudar em suas cerimônias, faraós egípcios usando lindas pedras que os ajudavam a aumentar seus poderes, muitas vezes sendo enterrados com eles para os ajudar na passagem ao outro plano. Enfim, a lista é gigante…

Os cristais são a manifestação mais pura da energia e da luz no plano físico. Os átomos que os compõem estão em perfeita harmonia e permitem assim a manifestação da luz em forma sólida. Como condutores, amplificadores ou geradores de energia são utilizados em terapias holísticas para curas, meditações, energização de ambientes e pessoas. Os cristais têm vida, são parte de um todo maior formado por energia pura; tudo o que é energia é vida e tem vida.

Como escolher um cristal?

Muito se fala que “a gente não escolhe o cristal, ele nos escolhe”…. Mas o que nos encanta quando vemos estas belas criações da natureza? A combinação de cor e vibração é um dos fatores que nos fascina nos cristais! A tradição de usar cores para terapias de cura remonta aos tempos ancestrais, e a ciência já provou que somos seres muito influenciados emocionalmente por elas – pense em como você se sentiria numa sala azul pastel e como se sentiria numa sala vermelho rubi. No nível metafísico, os chakras do corpo são fortemente energizados e ativados por cores específicas. Lembre-se disso ao escolher um cristal para chamar de seu!

Quando você escolhe trazer pro seu dia-a-dia um cristal com uma função específica – ametista para transmutação ou pirita para brilho pessoal, pra ficar em poucos exemplos – é a sua INTENÇÃO que transforma esse cristal em algo personalizado e repleto de mágica!  Cada cristal é uma irradiação de perfeição. Ao escolher um cristal, pense bem na sua intenção, seu melhor guia para encontrar a pedra perfeita que você precisa naquele momento específico. Ao se concentrar em suas necessidades, você pode encontrar a melhor pedra que ressoa com certos sentimentos e emoções. Quando você usa as altas frequências dos cristais de cura em sua vida cotidiana, isso pode ter um efeito profundo em seu bem-estar. Você pode, sim, ler para quais motivos um cristal pode te ajudar, quais suas propriedades terapêuticas… Mas quando as pessoas ficam em dúvida sobre qual cristal escolher pra você, digo: ouça seu coração. Vá pra primeira pedra que te chamou – pela cor, formato, espessura, textura… Não tem erro. Os cristais se comunicam conosco de uma forma muito ancestral – e muito mais complexa e rica do que podemos imaginar.

Dedico esta pequena introdução ao mundo cristalino para meu mestre amigo Ricky Scaff, que hoje mora no reino da pureza de todas as Celestitas, cristal que ele adorava.

Texto de Manu Colla, a responsável pela Everest Cristais, que recomendo que todes sigam no Instagram abaixo. Sempre excelentes dicas nos stories e os cristais que você pode confiar quando decidir adquirir o(s) seu(s).

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s