Em prosa e verso: livros “Vozes do Brasil”

Foi depois de uma conversa com Ed Motta que a jornalista Patricia Palumbo resolveu publicar seu primeiro livro de entrevistas “Vozes do Brasil”, nome aliás que já é marca registrada de Patricia e a acompanha há mais de duas décadas. Se você quiser conhecer toda a história dessa profissional que é a maior referência quando se fala em jornalismo musical no Brasil, vá até a nossa coluna “Papo Afinado” em 2017, quando Patricia nos contou sua trajetória. Aqui vamos nos limitar a falar dos seus três livros de entrevistas.

Vozes do Brasil – o primeiro, de capa branca, foi lançado em 2002, pela Editora DBA – Dórea Books and Art. Tem fotos de Luciana de Francesco e prefácio, ou melhor, “predifícil”, como ele mesmo definiu, de Tom Zé. Os artistas entrevistados nesse primeiro volume são Arnaldo Antunes, Cássia Eller, Chico César, Daúde, Ed Motta, Itamar Assumpção, Lenine, Luís Melodia, Ná Ozzetti, Paulinho Moska, Rita Ribeiro, Zeca Baleiro e Zélia Duncan.

Se você pensa que vai ler um livro com perguntas e respostas maçantes, daquele que dá sono, está redondamente enganado. Patricia Palumbo não entrevista os artistas. Ela nos permite participar da conversa deliciosa que teve com cada um. Dá até pra ouvir as risadas e a voz deles em sua imaginação, enquanto lê. Coisa de profissional que entende e, acima de tudo, ama o que faz. Este primeiro volume teve shows para celebrar o lançamento e um documentário também foi filmado.

Vozes do Brasil, volume 2, de capa preta, saiu em 2007 pela mesma editora, a DBA. As fotos, em preto e branco, seguindo o mesmo conceito do volume anterior, o que deu muita personalidade ao projeto, são de Lenise Pinheiro, Marie Hippenmeyer e Ricardo Koctus. O “prefácil” deste volume é de Lenine e os artistas presentes são: Adriana Calcanhoto, Ana Carolina, Elba Ramalho, Fernanda Abreu, Jussara Silveira, Mônica Salmaso, Nando Reis, Pato Fu, Rita Lee, Tom Zé e Zizi Possi.

Em 2019, o Sesc lançou um volume único, com as entrevistas das edições 1 e 2 do “Vozes do Brasil”, só que em uma edição revista e ampliada, contendo novas entrevistas. O título é “Vozes do Brasil – Entrevistas Reunidas”. A orelha do livro é de Tárik de Souza e as fotos novas são do Acervo Sesc, Melina Resende, Publifoto, Caroline Bittencourt, Marta Azevedo, Margherito e Vania Toledo. Os artistas que entraram nessa nova edição são Criolo, Djavan, Elza Soares, Gal Costa, Jards Macalé, Marina Lima, Mart’nália, Naná Vasconcelos e Vanessa da Mata.

Pra quem gosta de música brasileira é fundamental ter esses três volumes em sua estante. Estão reunidos nesses livros alguns dos maiores e mais importantes criadores da música brasileira. É fundamental conhecer o pensamento deles para entender melhor suas obras.

Depois de ler esses três “As Vozes do Brasil” fica aqui a pergunta que não pode calar: quando teremos o volume quatro com entrevistas que reúnam os grandes artistas que surgiram no cenário da música brasileira, de 2007 pra cá e que possuem um trabalho de tanta criatividade e qualidade quanto seus colegas que estão nas edições anteriores? A chamada “música do século 21”, como a própria Patricia Palumbo já se referiu a eles. Bom, essa pergunta só pode ser respondida pela própria jornalista. Quanto a nós, só resta ficar de dedos cruzados e torcendo muito por um “sim, em breve”.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s