Quem é da cidade ou mora em Porto Alegre e gosta de literatura e música, com certeza já frequentou o Sarau Elétrico, ou pelo menos já ouviu falar dele. Esse projeto vitorioso e tradicional que acontece todas as terças feiras no Bar Ocidente (atualmente suspenso devido à pandemia, mas acontecendo de forma virtual Aqui) pode ter sua trajetória conhecida no livro “Sarau Elétrico”, organizado por seus idealizadores e lançado pela editora “Belas Letras”.
Também não é segredo para quem acompanha a carreira de Filipe Catto que ele era um frequentador assíduo do Sarau e que foi várias vezes o artista convidado da noite para dar a canja musical no encerramento.
Mas o que é afinal o Sarau Elétrico? Trata-se de uma leitura de poesias ou textos de um determinado autor ou tema escolhido para a noite, com as mesas do Ocidente iluminadas por velas e uma apresentação musical para fechar a noite. Quem está na base deste projeto é a radialista Katia Suman, junto com Claudia Tajes, Cláudio Moreno e Luís Augusto Fischer. A primeira edição do Sarau Elétrico aconteceu em 1999 e o primeiro mestre de cerimônias foi o cantor, compositor, escritor e professor Frank Jorge, que integrou o grupo “Os Cascavalettes”, tão conhecido dos gaúchos.
No início de julho, o Sarau Elétrico completou 21 anos de existência, sempre mostrando o melhor da poesia. O livro é super completo e com muitas informações, inclusive com a listagem de todos os convidados do Sarau e as datas em que aconteceram. É leitura indispensável para quem quer se atualizar sobre a cultura feita no Rio Grande do Sul e no Brasil de uma forma geral
Sarau Elétrico, Katia Suman, Editora Belas Letras, Porto Alegre, 2011, 160 págs
ISBN 978-85-60174-90-4
Para quem ainda não leu, FCEF já entrevistou Katia Suman, no Bar Ocidente, e você pode conferir a entrevista Aqui
Pra quem quiser comprar o livro, ele está disponível em alguns sites, basta procurar no google. Achamos um na Estante Virtual com um ótimo preço. Aqui