Lanterna Mágica: Rosemberg Cariry

20200428_100415
📷 Luiz Carlos Salatiel

O Ceará é famoso por nos dar grandes artistas, principalmente nos quesitos humor e música, mas o cinema também faz bonito por lá e um dos maiores nomes do cinema cearense é Rosemberg Cariry.  Neste ano, ele celebra 45 anos de uma carreira cinematográfica de muita qualidade, sensibilidade e, acima de tudo, preocupação em mostrar a realidade de sua região, tão rica culturalmente e com figuras humanas tão marcantes e sempre tão pouco valorizadas.

Rosemberg sabe como ninguém explorar em sua obra aquela máxima: fale de sua aldeia e estarás falando do mundo, do particular para o universal. Com quase uma dezena de longas, documentários, produções para a TV, ele é um artista do mundo e já levou suas obras para diferentes festivais de cinema.  Em 1996 recebeu um prêmio do IPHAN/MinC  como reconhecimento pelo seu trabalho de valorização da cultura popular brasileira.

Sempre trabalhando com grandes atores e atrizes como Rodger Rogério (o violeiro de Bacurau), Dira Paes, Chico Diaz,  Nelson Xavier Via Negromonte e Zé do Caixão, o diretor/roteirista sempre procura colocar em seus filmes a trilha sonora de artistas nordestinos.  Entre seus filmes estão: O Caldeirão de Santa Cruz do Deserto, A Saga do Guerreiro Alumioso, Corisco e Dadá, Lua Cambará e Cine Tapuia.

Quem ama o cinema e ainda não conhece a filmografia de Rosemberg Cariry, vale a pena procurar suas obras e se encantar com a visão sensível do diretor, que consegue retratar poesia até mesmo mas cenas mais duras e reais do nosso agreste, um universo único e que está presente em seu trabalho.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s