Em prosa e verso: João Silvério Trevisan

20200319_153932
📸 Pedro Stephan

Quem é muito jovem talvez não conheça ainda este grande intelectual/pensador paulista, nascido em 1944, mas se for o seu caso, é hora de se atualizar e corrigir isso, já que a obra de João Silvério Trevisan é fundamental, principalmente nos dias de hoje.

Desde muito jovem João Silvério sabia de sua homossexualidade e viver em um ambiente com o pai machista e alcoolátra era difícil, daí que o jovem entra para o seminário aos dez anos de idade, mas foge em seguida e ganha o mundo.  Sorte nossa que temos hoje um grande escritor e ativista com uma obra que merece ser estudada e conhecida por todos.

No início da década de 70, João Silvério foi um dos fundadores do jornal “Lampião na Esquina”, o primeiro voltado para a comunidade homossexual em nosso país. Em 1978 fundou o  o grupo “Somos”, também pioneiro na área dos Direitos Humanos, visando a liberação homossexual.

No final dos anos 80, coordenou oficinas literárias, já foi roteirista e diretor de cinema, dramaturgo, tradutor, jornalista, mas sua principal atividade é a de escritor com 14 livros publicados, entre ensaios, contos e romances.  Nos últimos meses ele tem participado de várias palestras e atividades que ocorreram no Sesc SP e Itaú Cultural, visando esclarecer vários temas e mostrar soluções para a população LGBTQI+ da terceira idade, que lida com muitas questões, sendo a principal delas a solidão.

Já tendo recebido os prêmios Jabuti e da APCA e tendo sua obra sido traduzida para vários idiomas, seu livro mais recente se chama “A Idade de Ouro do Brasil”, lançado no final de 2019. Neste romance, um grupo de empresários e políticos se reúne em uma casa, no interior paulista, visando a criação de um novo partido político que serviria apenas para que eles chegassem ao poder e pudessem tirar proveito próprio dos recursos nacionais. Isso lembra alguma coisa a você? E se eu disser que tem um personagem que é um capitão do exército e estava neste grupo? E que cinco travestis profissionais e uma adolescente trans foram contratadas para selar esse fim de semana com sexo e drogas com estes politicos e empresários? Instigante e atualíssimo. Eu fui no dia do lançamento e comprei o livro!

Não deixe de conhecer a obra incrível de João Silvério Trevisan. Um brasileiro que nos honra com seu talento. Um escritor fundamental para compreender quem somos como nação e, principalmente, para entender o que vivemos hoje.

(Texto de Klaudia Alvarez)

20200319_152844

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s