Catto Tour – A verdadeira

Porto Alegre - Foto de Filipe Catto
Porto Alegre – Foto de Filipe Catto

“Eu lembro lugares, pessoas que frequentei, cenas que vi, filmes que já filmei” (Do fundo do coração – Julio Barroso/Taciana Barros)

Eu sempre brinco, dizendo que quando viajo para outras cidades com o objetivo de assistir a um show de Filipe, eu aproveito e faço a Catto Tour, visitando o lugar e fazendo turismo, mas nesse caso agora, nunca a expressão Catto Tour foi tão verdadeira.

Porto Alegre. Onde Filipe cresceu e começou sua vida artística. Em cada pedacinho da cidade, um pouco da história dele. Aproveitando uma matéria que foi publicada há algum tempo, em que o próprio Filipe dá dicas de lugares que ele recomendava serem visitados na cidade (Aqui ), eu fui conferir a maioria deles e queria dividir com vocês  as ” cenas que vi” e as minhas impressões sobre esses locais que falam tanto de Filipe Catto.

  • Bar Ocidente – Av. Oswaldo Aranha, 960 – Nesse local Filipe começou sua vida artística de forma profissional. Há 34 anos o bar pertence à mesma família que promove shows de vários estilos e para várias tribos. No dia em que fui conhecer o Ocidente, tão emblemático na carreira de Filipe, quem ia se apresentar por lá era o grupo ” Império da Lã” na série “Ocidente Acústico”. O prédio, que fica bem na esquina, não possui nenhum nome na fachada e o clima remete ao famoso Cavern Club de Liverpool. O clube que popularizou um certo quarteto musical.

This slideshow requires JavaScript.

Aqui, Filipe cantando no Ocidente, em 2008.

  • Bar Odeon – Rua General Andrade Neves, 81 – Sabe aquele barzinho em que você conhece o dono, vai sempre e até tem uma conta para acertar no fim do mês? Foi essa a impressão que tive do Odeon.  Lugar bem pequeno, poucas mesas e a intimidade gostosa que se forma se você frequenta sempre. O dia em que fui era de MPB.  Cada dia da semana é dedicado a um estilo. O piano fica bem na porta e dá o tom da casa. Dionara, a pianista amiga de Filipe, toca no Odeon às terças-feiras.  Infelizmente não foi o dia em que estive lá.  Gostaria de ter conhecido a Dionara. O Odeon existe desde 1985.

This slideshow requires JavaScript.

  • Galeria Península – Rua dos Andradas, 351 – Uma mini sucursal da Bienal de Artes de São Paulo. Muitas obras modernistas de jovens artistas gaúchos. Fui super bem recebida pela pessoa responsável pelo espaço, que ficou surpreso de saber que Filipe tinha indicado o local em um artigo. Fez um tour comigo pelas obras, me explicando cada detalhe e dando informações sobre os artistas. A cara do Filipe visitar essa galeria.

This slideshow requires JavaScript.

  • Theatro São Pedro – Praça Marechal Deodoro, s/n. – Que maravilha poder conhecer esse teatro, justamente com uma participação de Filipe no show de Maíra Freitas! Um palácio dedicado à cultura. Linda arquitetura, acústica excelente e um café que não pode deixar de ser visitado. Uma das curadoras do local, D. Eva, tem sua imagem representada na entrada, saudando os frequentadores.

This slideshow requires JavaScript.

  • Casa de Cultura Mário Quintana – Rua dos Andradas, 736 – A figura doce e incomparável do poeta Quintana não poderia ter vivido em outro lugar.  Que espetáculo contemplar e visitar esse edifício tão majestoso e emblemático. Além do acervo do poeta, tem uma sala dedicada à Elis Regina.  Simplesmente imperdível essa visita.

This slideshow requires JavaScript.

  • Mercado Público – Como em todas as cidades, o Mercado Público é um lugar imperdível.  O de Porto Alegre já sobreviveu a alguns incêndios e a uma enchente. A parte superior, inclusive ,ainda está em reforma devido ao último incêndio que afetou essa área.  A parte de baixo funciona normalmente e vale a visita.  Também é lá que se localiza o escritório de turismo de onde partem os ônibus que fazem o percurso turístico pela cidade.

This slideshow requires JavaScript.

Filipe se apresentando no Mercado Público de Porto Alegre em 2009

  • Caminho dos Antiquários – Praça Daltro Filho – Sábados, a partir das 10h. Toda cidade grande tem a sua Feirinha de Antiguidades.  No Rio fica na Praça XV, em São Paulo na Benedito Calixto, e em Porto Alegre também tem a possibilidade de se achar aquele item colecionável, ou até mesmo um presente para quem gosta de “oldies but goldies”. Mesmo que você não encontre nada de seu gosto, vale o passeio e uma descansada em um dos bancos da tranquila praça.

This slideshow requires JavaScript.

  • Tutti Giorni Bar – Av. Borges de Medeiros, 1224 – Todas as vezes que passei pelo Tutti Giorni ele estava fechado ou já fechando.  Como Filipe indicou, acredito no bom gosto dele, mas não consegui  conhecer o lugar por dentro.  Só a fachada.

SAM_0373

  • Viaduto da Borges –  Um dos ícones da cidade que está completando 82 anos. Vale a pena subir as escadas e contemplar a Av. Borges de Medeiros lá de cima. Na parte de baixo, algumas lojinhas onde dá para garimpar itens interessantes. Consegui alguns CDs de músicos de POA, que admiro, por preços bem baixos.

This slideshow requires JavaScript.

  • Museu de Arte do Rio Grande do Sul – Praça da Alfândega, s/n – Uma das coisas bem legais de Porto Alegre é que os museus tem entrada franca. O de Arte foi um dos que mais gostei.  Passei um bom tempo lá dentro admirando, não só as obras expostas, como também a arquitetura do lugar.  Um atrativo à parte.

This slideshow requires JavaScript.

  • Centro Cultural Érico Veríssimo – Rua dos Andradas, 1223 – Um dos maiores escritores desse país. Criador de personagens inesquecíveis. A série dos romances históricos O Tempo e o Vento é um primor. Incidente em Antares é genial. Recomendo demais.

This slideshow requires JavaScript.

  • Auditório Araújo Viana – Parque da Redenção – Com uma arquitetura moderna e surpreendente, esse espaço tem mais de 3000 lugares. Foi lá que Filipe apresentou seu show “Fôlego” no início de 2013.

SAM_1522

Essas foram apenas algumas dicas do que vi por aqui nesses dias de passeio por Porto Alegre.  Aproveitando as sugestões de Filipe Catto, passei momentos muito especiais, não só conhecendo mais a cidade, mas também vivendo um pouco da história do meu artista predileto. Com certeza absoluta, a Catto Tour mais completa de todas que já experimentei.  Mais perto disso, acho que só mesmo São Paulo, onde Filipe mora hoje e constrói sua história de sucesso.

Texto e fotos de Klaudia Alvarez

4 thoughts on “Catto Tour – A verdadeira

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s