“Caí na estrada com os Novos Baianos” é daqueles livros deliciosos que você devora rapidamente e lamenta quando vira a última página. Escrito por Marília Aguiar, a Marilinha, que foi casada com Paulinho Boca de Cantor, é um relato intimista e a visão da autora dos dez anos em que conviveu com o grupo, na comunidade formada por eles e traz também a sua história de vida com a família, de classe média alta de São Paulo, que não aceitou a decisão da jovem de largar faculdade, uma vida confortável para seguir com o grupo e se estabelecer no Rio de Janeiro.
Quem gosta de música vai amar o livro que desvenda a história inicial do grupo que sacudiu a MPB no finalzinho dos anos 60 e começo dos 70. Quem escreve o prefácio é Zélia Duncan que destaca a importância deste relato tão íntimo de uma época em que esse grupo de pessoas escolheu viver de forma comunitária e livre, em plenos anos de chumbo.
Recomendo demais o livro, não só para os fãs do grupo, mas para todos que queiram ter um belo retrato desse grito de liberdade que foi dado e vivido por esses artistas que tanto contribuiram para a nossa música com seus talentos.
Caí na estrada com os Novos Baianos – Marília Aguiar
Editora Agir, 2020, 240 páginas, ISBN 9786558370239