Lanterna Mágica: Suzana Amaral

20200729_234712
📷 Mário Miranda Filho

“Eu odeio cozinha, como todo dia fora de casa. Dessas coisas femininas, eu só tive uma porrada de filhos. E isso porque eu gostava de transar.” (Suzana Amaral)

A cineasta Suzana Amaral que, infelizmente, nos deixou há pouco mais de um mês, aos 88 anos de idade, devido a complicações decorrentes de um AVC que a acometeu, há um ano, talvez seja o melhor exemplo de que nada impede a realização de um sonho.

Em 1968, casada e com oito filhos, ela decidiu fazer a Escola de Cinema da ECA, na USP, onde um de seus filhos também começara a estudar um ano antes. Após a graduação ainda teve mais um filho e começou a trabalhar na TV Cultura, produzindo e dirigindo vários curta-metragens e séries.

No final dos anos 70 ela faz mestrado em direção de cinema e curso no Actor’s Studio de Nova York e quando retorna ao Brasil faz seu documentário “Minha vida, minha luta”.  Ainda em Nova York ela já começa a pensar na realização do que seria seu primeiro longa metragem e o trabalho que mais marcaria sua carreira: “A hora da estrela”, baseado no romance de Clarice Lispector e tendo Marcélia Cartaxo como protagonista. O filme recebeu vários prêmios nos festivais de Brasília, de Havana e o Urso de Prata, em Berlim,  de melhor atriz para Marcélia Cartaxo. Ele também entrou para a lista dos 100 melhores filmes já feitos no Brasil de todos os tempos.

Ao mesmo tempo em que se dedicava a dar aulas na USP, Suzana ainda realizou mais dois longas em sua carreira: “Uma vida em segredo”, de 2001 e ” Hotel Atlântico”, de 2009. Suzana tinha planos de realizar mais um filme, mas não deu tempo. Um grande nome do cinema brasileiro.

20200730_014654

Nesta sexta-feira, 31/7, 19h,  live sobre o filme “A hora da estrela” no canal do Paralelas Cineclube no You Tube.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s