Lanterna Mágica: Alice Júnior

20200129_223755

Exibido na mostra do Cine Sesc, junto com outros dois filmes (Maria Luiza e Fabiana),na Semana da Visibilidade Trans, Alice Júnior, do jovem diretor Gil Baroni é estrelado pela atriz trans pernambucana Anne Celestino Mota de apenas 21 anos de idade. Com estreia prevista para o mês de junho, o filme é extremamente leve e delicioso, mesmo tratando de um tema nada fácil: as dificuldades que uma adolescente trans enfrenta para ser aceita em uma sociedade conservadora e preconceituosa.

O filme é muito bem feito e usa com graça de recursos e efeitos audio visuais que lhe dão caracteristicas de HQ em algumas cenas. Mesmo os momentos mais tensos da história são retratados de uma forma bem humorada e sutil e a atuação de Anne Celestino está impecável, afinal ela interpreta situações que provavelmente enfrentou em sua vida real.

Voltado para um público jovem, o filme encanta pela forma com que trata o tema e é extremamente divertido. A gente sai do cinema com esperança e desejando que todos os (as) jovens trans tivessem um pai como o da protagonista!

Não sei qual será a classificação indicativa do filme, mas penso que deveria ser dez anos. É importante que jovens trans se identifiquem e se inspirem com a história de Alice Júnior. Que saibam que não estão sozinhos. Trata-se de um filme atual e necessário e que também tem uma trilha sonora especial com nomes como o de Karina Buhr. Recomendo muito.

Aqui um trechinho da fala de Anne Celestino durante debate que aconteceu na noite de exibição de um dos filmes. Na mesa, as outras duas protagonistas dos filmes “Maria Luisa” e “Fabiana”, que integraram a mostra.  A mediação da conversa foi da ativista, escritora e professora trans Amaira Moira.

(Texto de Klaudia Alvarez)

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s