Memória: Cláudia Wonder

“Cláudia é uma das pessoas mais dignas que conheço. E aqui preciso deter-me um pouco para explicar o que significa, para mim, “digno” ou “dignidade”. Nem é tão complicado: dignidade acontece quando se é inteiro. Mas o que quer dizer ser “inteiro”? Talvez, quando se faz exatamente o que se quer fazer, do jeito que se quer fazer, da melhor maneira possível.” (Caio Fernando Abreu)

20191126_083738
Foto: divulgação

Há nove anos, falecia em São Paulo, a multiartista trans Cláudia Wonder. Talentosa e dona de um carisma incrível, Cláudia se destacou no meio artístico paulistano por suas performances impactantes em casas noturnas da cidade, principalmente nos anos 80.  Foi vocalista de duas bandas de rock (inclusive com CD gravado) e também atuou em filmes e em peça  de Zé Celso Martinez Corrêa.

Lançou também um livro onde conta sua história de vida, superação e seu desabrochar como Cláudia Wonder. Foi tema de um documentário – Meu amigo Cláudia – de Dácio Pinheiro, que circulou, com sucesso, por festivais de cinema.

Grande defensora dos direitos e, sobretudo uma grande militante em defesa da população LGBT, Cláudia atuou com firmeza e dedicação em uma ONG do centro da cidade, proporcionando justiça e conforto a pessoas sem esperança e que com ela encontravam um porto seguro e um motivo pra continuar lutando por suas  vidas e seus direitos fundamentais.

A defesa e proteção da população LGBT, principalmente aquela mais humilde e totalmente marginalizada e hostilizada pela sociedade conservadora e hipócrita, perdeu muito com a morte de Cláudia em 26/11/10. Uma grande cidadã brasileira que merecia ser mais reconhecida e reverenciada pelo ser humano especial que foi e pela quantidade de gente que beneficiou em sua vida.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s