Há dois anos, falecia em Paris, aos 89 anos de idade, a atriz e cantora francesa Jeanne Moreau. Um dos grandes ícones da arte francesa, Jeanne começou sua carreira aos 19 anos e trabalhou com grandes diretores como Louis Malle e François Truffaut. Seu filme mais conhecido e por cuja atuação ela será sempre lembrada é Jules e Jim, no Brasil – Uma mulher para dois.
Em 1973, Jeanne participou do filme Joana Francesa, direção de Cacá Diegues, rodado no Brasil e que contou também com a participação do estilista Pierre Cardin, companheiro da atriz na época. Fernanda Montenegro também faz parte do elenco do filme. A trilha sonora, com canções de Chico Buarque, Roberto Menescal e Ronaldo Bôscoli foi lançada em compacto duplo e também contou com Jeanne interpretando a canção título, além de ter sua foto na capa do disco.
Uma mulher moderna, conectada com seu tempo e amante da liberdade, Jeanne sempre lutou por um mundo mais justo e igualitário. Uma de suas últimas ações, em vida, foi enviar uma carta ao presidente francês pedindo por um tratamento mais humano em relação aos imigrantes que lutam por uma nova perspectiva de vida na França.