Show Ascensão – Sesc 24 de Maio – 31/10 e 1/11/17

Quem assistiu aos dois shows que aconteceram há pouco mais de um ano, no Sesc Pompéia, sabe que Ascensão e emoção são praticamente sinônimos.  Com direção geral, artística e concepção de Ricky Scaff (baseada no que Serena Assumpção queria) direção cênica de Dipa e direção musical de Pipo Pegoraro, o show foi montado para mostrar o trabalho gravado pelo selo Sesc e lançado no CD de mesmo nome (Ascensão).

Fruto de pesquisa e concepção geral de Serena, o CD foi lançado sem que ela pudesse vê-lo pronto, já que se encontrava com sua saúde abalada quando ainda finalizava o projeto.  Nada mais  natural que a comoção fosse geral nos shows de lançamento, principalmente pelo fato dos artistas serem todos amigos próximos de Serena.  O que surpreende é que a direção sensível de Ricky Scaff e toda a concepção do show faz com que a plateia se envolva e sinta-se próxima de Serena, em uma celebração pela vida.

As canções do disco póstumo, cada uma dedicada a um orixá, calam fundo na alma brasileira. É difícil não se deixar levar pela percussão e pelos cantos que parecem repetir as batidas do coração. Tudo em Ascensão (CD e espetáculo) emociona e nos transporta para um mundo de magia e  natureza, onde o som das cachoeiras se mistura às batidas dos sinos.

Felizmente, depois de mais de um ano, Ascensão voltou a ter três espetáculos, no recém inaugurado Sesc 24 de Maio, no centro de São Paulo.  Em uma versão mais enxuta, em termos de participantes, mas não menos grandiosa e emocionante que as primeiras, Ascensão contou com os talentos de Maurício Badê (percussão), Pipo Pegoraro (guitarra, violão, direção musical), Curumim (bateria,vocal), Lelena (baixo), Pepe Císneros (teclados), Anelis Assumpção, Karina Buhr, Paula Preta, Tulipa Ruiz, Xênia França, Dipa e Filipe Catto.

Em um cenário lindo, Ascensão, mais uma vez, deixou a plateia extasiada e muitos não conseguiram  conter as lágrimas diante de um espetáculo tão visceral e tão bem concebido.  Está de parabéns toda a equipe envolvida e só nos resta desejar que este espetáculo continue a ser apresentado, em outras cidades se possível, para que mais pessoas tenham acesso a ele e, mais que isso, merecia muito um registro em DVD devido à sua beleza, sensibilidade e importância para a cultura brasileira, em um momento histórico em que ela precisa e deve ser muito valorizada.(Alô Sesc Sp!)  Torcendo para que as luzes iluminem as consciências e possamos desfrutar outras vezes desse espetáculo tão importante e necessário. Aché! Viva Serena! Para sempre!

(Texto e fotos: Klaudia Alvarez – Vídeos: Filipe em Foco)

This slideshow requires JavaScript.

 

One thought on “Show Ascensão – Sesc 24 de Maio – 31/10 e 1/11/17

  1. Excelente texto Klaudia! Vc deu o tom que nos transportou para o momento do show.
    Fiquei imaginando o ambiente, as lágrimas, o nó na garganta, o som da percussão a invadir o espaço do coração para fazê-lo pulsar ainda mais intensamente.

    Parabéns a vc por nos trazer esse registro e a todos os que contribuíram para a concepção e apresentação do espetáculo, em especial para Ricky e para Filipe cujo talendo salta aos olhos e preenche melodicamente a vida de cada um de nós.

    Liked by 1 person

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s