Quando uma pessoa se muda de sua cidade e volta a visitá-la é sempre emocionante. Imagino então o que não representa para um artista voltar a cantar no palco da cidade onde foi criado e onde sua história de vida e carreira tomou corpo.
Nesse fim de semana Filipe Catto pisou no chão sagrado do Theatro São Pedro, na Porto Alegre que o viu crescer, para deixar corações e mentes completamente over de emoções. Com uma plateia cheia de amigos, fãs locais e fãs que viajam para vê-lo, Filipe, acompanhado de dois exímios instrumentistas: Pedro Sá e Luiz Felipe de Lima, apresentou canções de seu repertório, canções que vai gravar no próximo trabalho e alguns clássicos. Over não tem um set list fechado. Filipe vai adaptando o repertório conforme deseja e de acordo com a cidade onde se apresenta.
A canção escolhida para abrir os dois espetáculos em Porto Alegre foi Sob um céu de blues, do grupo de rock gaúcho Os Cascavelletes que fez carreira e fama na cidade no final dos anos 80 e comecinho dos 90. A banda se caracterizava por suas letras polêmicas e som peculiar. Quem ama o Rock Brasil vale a pena pesquisar e conhecer um pouco sobre o rock gaúcho.
Filipe sempre se caracterizou pela sua independência e por cantar o que gosta e acha interessante, sem qualquer tipo de preconceito ou restrição a gênero ou época. Se ele gosta da canção, canta. E devido à sua interpretação forte e única torna a sua versão algo difícil de ser superado.
Como exemplo disso, basta ouvir a versão que ele fez para Infiel, da cantora Marília Mendonça. Aqui a passagem de som do segundo dia de show, 3 de setembro.
Filipe me disse que o set list de Over vai mudar conforme a cidade onde ele se apresentar, portanto é ficar atento porque novas surpresas vem por aí.
Over é um show instigante, que mexe com nossas emoções mais do que nunca, e é bem diferente do formato que Filipe tem feito nos últimos tempos. Acompanhado apenas de dois violões, ele pode explorar ao máximo as nuances e a versatilidade de sua voz e cantar o que quiser, desde Billie Holiday até Os Cascavelletes. Over em tudo que é bom, Filipe fechou a noite de ontem deixando a todos em estado de êxtase, ao encerrar com uma versão a capella de Ave de Prata. “Ouça um bom conselho, que lhe dou de graça”: Não perca Over. Ou melhor, não perca nenhum show de Filipe Catto. Diversão e emoção garantidas em dose dupla ou, se você preferir, uma overdose do bem.
(Texto e vídeo de Klaudia Alvarez)
O talento de Filipe não está apenas na voz, antes de nais nada, está na alma que essa voz projeta.
LikeLiked by 1 person