Porto Alegre Over

SAM_0254

Quando uma pessoa se muda de sua cidade e volta a visitá-la é sempre emocionante. Imagino então o que não representa para um artista voltar a cantar no palco da cidade onde foi criado e onde sua história de vida e carreira tomou corpo.

Nesse fim de semana Filipe Catto pisou no chão sagrado do Theatro São Pedro, na Porto Alegre que o viu crescer, para deixar corações e mentes completamente over de emoções. Com uma plateia cheia de amigos, fãs locais e fãs que viajam para vê-lo, Filipe, acompanhado de dois exímios instrumentistas: Pedro Sá e Luiz Felipe de Lima, apresentou canções de seu repertório, canções que vai gravar no próximo trabalho e alguns clássicos.  Over não tem um set list fechado. Filipe vai adaptando o repertório conforme deseja e de acordo com a cidade onde se apresenta.

A canção escolhida para  abrir os dois espetáculos em Porto Alegre foi Sob um céu de blues, do grupo de rock gaúcho Os Cascavelletes que fez carreira e fama na cidade no final dos anos 80 e comecinho dos 90. A banda se caracterizava por suas letras polêmicas e som peculiar. Quem ama o Rock Brasil vale a pena pesquisar e conhecer um pouco sobre o rock gaúcho.

Filipe sempre se caracterizou pela sua independência e por cantar o que gosta e acha interessante, sem  qualquer tipo de preconceito ou restrição a gênero ou época. Se ele gosta da canção, canta.  E devido à sua interpretação forte e única torna a sua versão algo difícil de ser superado.

Como exemplo disso, basta ouvir a versão que ele fez para Infiel, da cantora Marília Mendonça. Aqui a passagem de som do segundo dia de show, 3 de setembro.

Filipe me disse que o set list de Over vai mudar conforme a cidade onde ele se apresentar, portanto é ficar atento porque novas surpresas vem por aí.

 Over é um show instigante, que mexe com nossas emoções mais do que nunca, e é bem diferente do formato que Filipe tem feito nos últimos tempos. Acompanhado apenas de dois violões, ele pode explorar ao máximo as nuances e a versatilidade de sua voz e cantar o que quiser, desde Billie Holiday até Os Cascavelletes. Over em tudo que é bom, Filipe fechou a noite de ontem deixando a todos em estado de êxtase, ao encerrar com uma versão a capella de Ave de Prata.  “Ouça um bom conselho, que lhe dou de graça”:  Não perca Over. Ou melhor, não perca nenhum show de Filipe Catto.  Diversão e emoção garantidas em dose dupla ou, se você preferir, uma overdose do bem.

(Texto e vídeo de Klaudia Alvarez)

One thought on “Porto Alegre Over

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s