Fã de Carteirinha: Klaudia Alvarez

13565529_10154278773153535_324095925_n (2)
Foto de Monika Mendonça

O ano era 1970. Paul McCartney tinha acabado de anunciar, oficialmente, o fim dos Beatles. No Brasil, a ditadura era implacável. Enlutava várias famílias, torturando e sumindo com os jovens que queriam apenas viver em uma democracia e lutavam por isso. Para quem não tinha nenhum conhecido, amigo ou parente envolvido na luta pela liberdade, a vida parecia normal. Para uma adolescente de 13 anos, moradora da zona sul carioca e sempre apaixonada por música, a vida se resumia no colégio durante a semana, mas aos sábados e domingos, o que prevalecia era a praia de manhã e as festinhas ocasionais junto com a domingueira dançante em um dos clubes de Copacabana.

Em uma dessas domingueiras, a menina se encanta pelo baterista do grupo residente (sim! Ele era músico e de uma das bandas mais conhecidas da zona sul carioca, na época. Abriu, inclusive, um show dos Mutantes em 1969, no Clube Mackenzie, do Méier) e investe na “paquera”, como se dizia na época, e começa o namoro. Pela primeira vez na vida, a menina se sentiu valorizada. Como era bom ser importante para alguém e fazer a diferença na vida de outra pessoa. E assim se passaram 38 anos. O casal sempre unido. Passaram por muitas dificuldades, mas também por momentos muito lindos e inesquecíveis. A música sempre presente. Não tiveram filhos, mas o amor dos dois pelos animais, fez com que tivessem sempre vários cachorros, mas principalmente gatos.

Quando o plano dos dois era terminar suas vidas juntos, em uma casa no campo e apenas cuidando de seus gatos e indo, de vez em quando, aos shows de seus artistas prediletos, veio a vida e desenhou outro caminho. A então jovem senhora, se viu perdida e sozinha. Depois de tantos anos de vida em comum, ela não tinha mais aquela mão na sua e teve que reaprender a viver. A tristeza era imensa e ela acabou entrando em depressão. Perdeu a alegria de viver, ficou doente, imunidade no chão e só vivia para cuidar dos gatos. Na verdade, sobrevivia. Sem expectativa, sem perspectiva nenhuma.

Só que as surpresas sempre acontecem. Em um dia comum, ela abre uma mensagem do cantor Ednardo, em uma rede social, em que ele convidava seus amigos a conhecerem um jovem e maravilhoso intérprete que tinha gravado sua canção Alazão. “Como silêncio, passe de milagre, você me pintou”. O susto foi imenso ao ouvir aquela voz e ver a figura linda do jovem que dava uma interpretação única à canção de Ednardo. A sensação foi de que uma luz imensa penetrava em um quarto até então escuro e frio. Aquela voz chegou varrendo tudo de ruim e estagnado que dominava há 5 anos. “ Como se fosse o sol desvirginando a madrugada”.

De lá pra cá, a pessoa se modificou de forma inacreditável. Passou a ser mais corajosa. Começou a sair sozinha, inclusive à noite, em uma cidade desconhecida. Passou a fazer coisas impensáveis alguns anos antes. A auto estima voltou e a vida ganhou cor, alegria e objetivos. Hoje, 2 de julho, essa pessoa completa 60 anos de idade e nunca se sentiu tão bem e disposta. Está cogitando até de voltar a estudar, mas o objetivo maior e principal, continua sendo divulgar, aos quatro ventos, a carreira do cantor e compositor cuja Arte a trouxe de volta à vida. Sem nenhum exagero. Por isso hoje ela pode ser considerada uma perfeita “Fã de carteirinha”. Acho que já deu pra perceber quem é a tal menina lá dos anos 70.

Texto de Klaudia Alvarez

10 thoughts on “Fã de Carteirinha: Klaudia Alvarez

  1. História linda a sua. Feliz vida pra você. É, como um passe de mágica você pintou em nossas vidas, junto com amigos e também fãs de Filipe, ,deram luz a uma filha que completa esse ano um ano de vida, “FiLIPE CATTO EM FOCO”, e sempre inquieta , procurou homenagear Filipe através da revista com inteligentes artigos. Parabéns menina.

    Liked by 1 person

  2. Chorando aqui Klaudia, que história linda a sua, já sabia alguma coisa mas não assim, tão sincera e verdadeira escrita por você… Que continue nessa sua trajetória agora iluminada por esse serzinho lindo de luz que modificou e faz brilhar a vida de muita gente! Felicidades querida!🌸🌼💐🌹🏵🌺💮

    Liked by 1 person

  3. Nossa q historia mais linda….. que texto maravilhoso…… sei exatamentr do que vc esta falando….minha historia e muito parecida com a sua… nao com perdas… mas sei do q vc esta falando.. eu tinha 5 anos quando vi aquele ser na tv….vc sabe quem… e hoje la se vao mais de 35 anos de historia… que bom q existem esses seres iluminados nas nossas vidas trazendo mais brilho… isso e maravilhoso..bjs

    Like

  4. Parabéns, Klaudia! Muitas felicidades e, olha, tem que ser no plural, tá?! Se esse substantivo fosse singular seria “apenas uma gota de orvalho numa pétala de flor” como tão bem descreveu Jobim.
    O que você conta, porém, é prova de que a vida pulsa através dos anos e que amar é uma chama infinita do amor que se tem pra dar.
    Contrariamente à canção, sua vida brilha tranqüila sem cair em forma de lágrima. Passado e presente, no seu texto, se fundem como pétalas de flor: um dia orvalhadas, noutros dias iluminadas ao sol mas, sempre, sempre resistentes às intempéries para nos trazer o encanto quando as fitamos.
    Acho que a descoberta de alguém como Filipe é mais um exemplo daquilo que se integra ao jardim de sua vida. Ele também tem o perfume de quem se molha no orvalho e se aquece ao sol.
    Voce sabe o tom, tem ritmo e melodia para fazer o que faz e o quiser fazer porque a vida é a “batida de um coração”.
    Feliz Aniversário!!!!!

    Liked by 1 person

  5. Que lindo, seu texto Klaudia Alvarez! Que bom que Filipe Catto, entrou na sua vida para lhe trazer de volta a vontade de viver. Filipe Catto, é um ser iluminado, que consegue realizar milagres na vida das pessoas. Parabéns para a nova Klaudia, que você é hoje! Beijos

    Liked by 1 person

  6. Linda história de vida! Lindas lembranças, lembranças doidas… Mas tudo isso fez você se tornar quem é hoje.
    Tenho imenso prazer de me sentir um pouquinho sua amiga! Rssss..
    E tudo por culpa desse moço bonito e com um talento sem fim!
    Vida louca! Vida imensa!!!
    Beijossssss

    Liked by 1 person

  7. Que lindo depoimento e que linda guinada na vida. Venho te observando. E admirando a tua presença nos eventos, a tua foto junto aos ídolos. Se existir a próxima vida, estarei no mundo artístico. Carregando os instrumentos, alcançando a garrafa d’água, qualquer coisa que traga esse mundo encantado para junto de mim. A música é transformadora. Nossos artistas são magos. Filipe Catto, esse meu conterrâneo maravilhoso, e outro artista da atualidade que também tem me surpreendido, trouxeram para mim um fôlego, um encantamento que achei que não teria mais depois de Elis, depois de Ney Matogrosso, meu ídolo de menina. Parabéns por escolher um caminho que traz tanta beleza e sensibilidade!

    Liked by 1 person

  8. desde que conheci Filipe em out/2015 no show Tomada em Curitiba tive a impressão de que tive contato com um ser de outro mundo, celestial talvez, um anjo de pura e imensa luz, que nos resgata da mesmice, da rotina, dos momentos tristes para nos trazer reflexões de esperança , força , perseverança , amor próprio . E lendo seu relato , do quanto Filipe transformou sua vida, tenho certeza que a missão dele nesse mundo é encantar com sua arte, mas também é de resgatar vidas para descobrirem ou redescobrirem que o que importa é o amor, a bondade, a gentileza . Sou muito grata por conhecer Filipe Catto.

    Liked by 1 person

  9. Como não chorar? Querida, impossível. Mais ainda agora que senti de perto essa tua alegria, essa tua energia, essa força tão tua e única. E que, claramente, preenche como um sol a vida do meu querido amigo, que sabe mesmo que, de gente assim, a gente tem que ficar pertinho. Tem que aproveitar o calor solar, a luz e o brilho. Minha querida nova amiga, Oxumaré te trouxe já a renovação. A guia era só um mero símbolo disso. A renovação fez é morada no teu coração.

    Liked by 1 person

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s