Lanterna mágica: Rodger Rogério

20191228_235032

Quem assistiu ao filme Bacurau, com certeza se lembra do violeiro que aparece em algumas cenas importantes. O que poucos sabem é de quem se trata.  O ator é Rodger Rogério, multi artista cearense que além de já ter participado de dezenas de filmes (A saga do guerreiro alumioso, O grão, A lenda do gato preto, Área Q, Bezerra de Menezes – Diário de um espírito, A ilha da morte, Trem da alegria – arte, futebol e ofício, Pocarrete, para citar apenas alguns), é professor aposentado de Física (deu aulas na USP) e é um grande compositor, com canções suas gravadas por artistas como Ney Matogrosso e Fagner.

20191229_010128
Foto de Klaudia Alvarez, Fortaleza, 2006

O cinema entrou na vida de Rodger quase por acaso, mas é um lugar onde ele se sente muito à vontade e atua com desenvoltura. Acabou de chegar de uma temporada em Goiás onde participou de um novo filme: Outra vez oeste.

Na música, Rodger Rogério fez história. No inicio da década de 70 ele morou em São Paulo, com a então esposa Téti, também cantora importante da cena cearense e gravou o vinil Meu corpo, minha embalagem, tudo gasto na viagem, onde além de Téti, também participava Ednardo. O nome que foi atribuído aos artistas era Pessoal do Ceará. Mesmo nào sendo um grupo, um movimento ou qualquer coisa do gênero, o termo Pessoal do Ceará acabou virando quase que uma grife, uma denominação para identificar os muitos artistas que migraram para o sudeste naquela época.  Dois anos depois, em 1975, Rodger gravou com Téti o LP Chão Sagrado que traria dois clássicos seus Ponta do lápis, uma parceria com Clodo Ferreira – gravada também por Ney Matogrosso em um compacto simples e raro junto com Fagner – e Retrato marron, parceria de Rodger com Fausto Nilo, também gravada por Ney e Fagner em seus discos solos.

Depois desses dois discos nos anos 70, Rodger só teria outro registro em 2003, um CD ao vivo, gravado durante a Feira da Música do Ceará, importante evento do mundo musical que acontece em Fortaleza.

20191229_010211

Com o sucesso que fez no filme Bacurau e também junto com as comemorações de seus 75 anos de vida, Rodger Rogério gravou um EP este ano, Velho menino, com parcerias com o jornalista e produtor Dalwton Moura que vai virar um CD completo e também será homenageado em um cd que está em processo de gravação.  Muitas coisas boas acontecendo na carreira dessa figura importante e talentosa da cultura cearense, que merece ter seu trabalho conhecido por todos. Que venha 2020 com novos trabalhos e homenagens ao grande Rodger Rogério!

20191229_010326
Ep lançado em 2019

Para conhecer melhor: Site de Rodger

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s