Em prosa e verso: O prêmio Camões

20190626_111129
Imagem do livro Fotobiografia de Chico Buarque

No Brasil, há uma má vontade institucionalizada com os talentos múltiplos. Por exemplo, se é uma excelente cantora, não pode ser uma excelente atriz. Se é um excelente pintor, não pode ser um excelente escritor etc etc. Vale o vice-versa. A questão é que, no caso do Chico Buarque de Holanda, além de excelente compositor, poeta e dramaturgo, ele também está entre os melhores escritores brasileiros contemporâneos. Suas obras são reconhecidas nacional e internacionalmente, já tendo sido, inclusive, objetos de estudo de várias dissertações e teses.

Sua estreia na literatura dá-/ se com Fazenda Modelo – Novela Pecuária, em 1974, seguida da historinha Chapeuzinho Amarelo (1980), uma releitura do clássico Chapeuzinho Vermelho.

A partir de 1991, com o romance Estorvo, ele envereda pelas questões do homem contemporâneo em busca de sua identidade. É o herói problemático de que fala Lukács que se repete em Bejamim, romance publicado em 1995.

Em 2003 é lançado Budapeste, um romance metalinguístico que conta a história de um ghost writer. Seis anos depois, vem a lume Leite derramado (2009) com a narrativa de um velho em seu leito de morte revisitando suas memórias. O irmão alemão é o último romance, publicado em 2014, alternando ficção e realidade na narrativa de uma busca por um irmão ilegítimo cuja existência é conhecida a partir da morte do pai.

Foi pelo conjunto da obra que Chico Buarque recebeu, em Portugal, o Prêmio Camões 2019, um reconhecimento não apenas à sua genialidade como escritor, mas à multiplicidade do seu talento e à grandeza do seu caráter que muitos brasileiros teimam absurdamente em negar.

(Aíla Sampaio)

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s