Memória: Coco Chanel

A elegância no ser simples  (Christina Eloi)

 

coc-chanel-mode-100__v-gseapremiumxl
“O Ato mais corajoso é pensar por você mesma e em voz alta”

Estilista criadora da marca que leva seu sobrenome, Chanel se tornou uma grande empresária numa época em que a figura da mulher estava relegada aos afazeres do lar.
Gabrielle, seu nome de registro, nasceu no final do século XIX – 1883. Filha de uma lavadeira e de um vendedor de roupas. Perdeu a mãe muito cedo e foi criada, junto com seus irmãos, num orfanato.
Trabalhou como vendedora de uma loja de tecido e foi lá que aprendeu a costurar.
Após a primeira guerra mundial, Chanel havia se tornado uma design influente por desenhar roupas elegantes inspiradas no vestuário masculino.
Até hoje, vemos referência às suas criações: o tailleur (saia e paletó), o cardigã, o vestido preto, as pérolas, o smoking feminino e, claro, o lendário perfume “Chanel nº 5, referência de elegância para muitas mulheres no mundo.
Segundo a jornalista Ingrid Sischy, Chanel não estava apenas à frente de seu mundo. Ela estava à frente de si mesma.
Seu olhar, suas criações e sua forma de trabalhar com a moda ecoam até hoje nos estilistas de maneira geral. Ela é uma escola de ousadia e contemporaneidade e, ao mesmo tempo, trouxe conforto e leveza para que essa moda pudesse ser consumida pelo público em geral.
Coco Chanel é um exemplo de força e não conformismo.

2 Comments

  1. Adoro as matérias da fanzine: sempre com assuntos e pessoas que acrescentam amor e saber à nossa vida! Volta e meia passeio também pelas outras colunas! Outro dia descobri um vídeo de 2006, em que o Filipe canta na sua banda Ácido Vinil! Realmente uma preciosidade! Seria a pandeirola a mesma que hoje ele utiliza no Nascimento de Vênus? Outra coisa: dia a dia FILIPE conquista novos fãs. Sugestão: se possível, e com autorização do nosso divo, podiam fazer a divulgação da filipecaatoemfoco no instagram do nosso muso para que mais pessoas usufruam das belezuras contidas nas diversas colunas! Desculpe se fui invasiva! Beijos!

    Like

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s