REDUZIR
“É tornar(-se) menor; diminuir em quantidade, intensidade ou valor; limitar(-se); abreviar, resumir; fazer a síntese de; obrigar, constranger, forçar; sujeitar; impelir”
Reduzir tem uma relação diretamente proporcional com o lixo, ou seja, “Se você consome menos, gera menos lixo”. Por isso a redução está ntimamente ligada ao consumo consciente.
Adquirir novos bens de consumo sempre traz uma grande satisfação para quem está comprando. O ato de comprar chega a ser usado como “válvula de escape”, uma forma de aliviar o stress para algumas pessoas.
Este desejo compulsivo é um dos principais comportamentos que devemos combater no nosso dia a dia (quem nunca comprou algo, que depois ficou encostado em algum canto sem utilidade?).
Uma forma de diminuir o impulso de comprar coisas que não precisamos, é sempre fazer para si mesmo as seguintes perguntas: “será que é realmente necessário comprar isso? Posso atender minha necessidade de outra maneira?”.
Evite ser contagiado pelo lançamento contínuo de eletroeletrônicos que estimulam a troca periódica. Muitas pessoas trocam de celular, devido ao lançamento de um modelo ou nova funcionalidade, mesmo que o seu aparelho atual esteja em perfeitas condições de uso.
Outra atitude, ligada ao R “Reduzir”, é o combate ao desperdício.
O desperdício pode estar acontecendo em vários momentos da nossa rotina diária. Veja abaixo algumas iniciativas que colaboram para a redução do desperdício:
- Substituir copos descartáveis por canecas laváveis;
- Racionalizar o consumo de papel (ler na tela do computador ao invés de imprimir);
- Evitar embalagens desnecessárias e ter sempre no carro sacolas retornáveis para realização das compras em supermercados e feiras;
- Recusar folhetos de propaganda que não forem do seu interesse;
- Planejar bem as compras para não haver desperdício (principalmente de perecíveis);
- Comprar sempre produtos duráveis e resistentes;
- Utilizar pilhas recarregáveis ou alcalinas;
- Dar preferência para a compra de produtos que tenham embalagens retornáveis ou refil;
- Assinar jornais e revistas em conjunto com outras pessoas;m
Fonte: http://www.ecofidelidade.com.br/dicas.aspx?category=1&idd=40