A HISTÓRIA POR TRÁS DE “OLHOS NOS OLHOS”

Em seu livro ” Minhas mulheres e meus homens”, lançado originalmente em  1999, o escritor e jornalista MARIO PRATA conta a história de como nasceu a canção “Olhos nos olhos”, de Chico Buarque e que Filipe Catto interpreta de forma especial e emocionada. Vale a pena conferir.

“MARTA GÓES, jornalista e escritora

(Araraquara, 1974)

A gente marcava e desmarcava tanto o nosso casamento que, quando entrávamos no cartório, a velhinha chegava até a dar conselhos para nós.  Felizmente, entre o casamento e a separação, cinco bons anos, deu tempo para fazer o Antonio e a Maria.  Nos separamos tanto, antes de casar, que, numa dessas, ela arrumou outro.  Fiquei mal.  Chorei. Não nos ombros do Chico Buarque, mas na rede dele.  No dia seguinte, o Chico me liga e marca uma carne seca no Final do Leblon. Começa a batucar na mesa: – Fiz uma música com a história da Marta.  E cantarolou versos ainda esparsos:

Quando você me deixou, meu bem, me disse para ser feliz e passar bem

Olhos nos olhos, quero ver o que você faz

Ao saber que sem você eu passo bem demais

Tantos homens amei e bem melhor que você

Sendo que nesse último verso ele morria de rir.  Quando voltei para ela, contei da nova música que seria gravada pela Maria Bethânia. Vou com ela à casa do Chico.  O Chico canta para ela, tirando sarro com a minha cara.

Nunca contamos isso pra ninguém, porque , ninguém ia acreditar que “Olhos nos olhos”, essa obra prima, tinha sido feita para nós dois. Mas contamos para o Humberto Werneck quando ele estava escrevendo o songbook do Chico.  E o viado do Chico negou, deixando eu e a Marta com a cara (e os olhos) no chão.

Primeira oportunidade, cobro do Chico.  Ele, desculpando-se: -É que, na época, eu disse para outra pessoa, que tinha feito para ela, entendeu?

Entendi.”

Págs. 89/90 – In: Minhas mulheres e meus homens – Mario Prata – Editora Planeta – 2011.

Show Coração Intransitivo – SESC Vila Mariana – 12/06/15

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s