Fã de carteirinha: Noeli Maciel dos Santos

Noeli Maciel dos Santos
Noeli Maciel dos Santos

A cena é bem fácil de se imaginar. Um menino lindo, de seus 13/14 anos, cabelo curtinho, olhos escuros penetrantes e que não gostava de fazer bagunça nem ficar correndo na hora do recreio no pátio do Colégio Presidente Kennedy, no bairro Sarandi, em Porto Alegre.

Ele preferia fazer seu lanche tranquilo e, em seguida, se dirigir para a cabine da telefonista do colégio e cantar para ela. Cantava as canções que gostava e as que ouvia seu pai cantar. Tanto em Português quanto em Inglês. E sempre perguntava depois: “Como foi?” ” Você gostou?” E isso acontecia sempre. Às vezes, na própria sala de aula, nos intervalos, ou mesmo quando um professor faltava, o menino aproveitava e cantava para os colegas. Nossa telefonista achava linda a voz do menino e dizia isso a ele.  Sempre o incentivava a perseguir seus sonhos.

O tempo passou, o menino terminou o ensino médio e deixou o colégio para prosseguir seus estudos, agora na Faculdade. A nossa telefonista – NOELI MACIEL DOS SANTOS – continuou seu trabalho até se aposentar, em 2010. Nunca mais soube do seu menino cantor, apesar de ele estar se apresentando em bares da cidade. Foi só em 2011 que Noeli – nossa Fã de Carteirinha do mês de agosto – descobriu que seu amigo – FILIPE CATTO, o menino cantor das horas do recreio – tinha seguido carreira, já estava com um disco lançado – Fôlego – morava agora em São Paulo e iria se apresentar no Teatro São Pedro. Noeli não cabia em si de felicidade: comprou seu ingresso e aguardava, ansiosa, o momento de abraçar de novo o amigo querido. Entretanto, por essas ironias do destino, na véspera do show, Noeli ficou doente, com febre, e não pode ir ao espetáculo. Somente dois anos depois, em outubro de 2013, é que ela teve a alegria de  abraçar novamente seu “menino de ouro”, como ela o chama.  Na época, já um rapaz de 26 anos, com sua carreira  totalmente consolidada e a caminho de se consagrar como a maior revelação da MPB dos últimos tempos. Noeli assistiu o show no Teatro Opinião, emocionou-se com tudo que viu e ficou surpresa por Filipe tê-la reconhecido imediatamente quando ela se aproximou dele, depois de enfrentar uma longa fila para cumprimentá-lo. Agora ela espera, ansiosamente, por um novo encontro, um outro abraço, que deve acontecer no lançamento de Tomada em Porto Alegre.

Filipe Catto em Foco agradece muito esse lindo depoimento e espera poder registrar o próximo encontro de Filipe e Noeli. Que chegue logo esse dia!

Outubro de 2013
Outubro de 2013

Texto de Klaudia Alvarez.

6 Comments

  1. Que privilégio ter conhecido o FIlipe menininho heim Noeli ! Que bacana ter esta história pra contar!
    Parabéns ao site. É muito bom conhecer melhor nossos amigos Filipeanosk

    Like

Leave a comment